Aprenda a fazer o seu próprio lenço de moedas! Fácil!

12
 



Vamos lá para uma receitinha rápida, barata e com efeito para quem está começando a dançar! As dicas a seguir não necessitam conhecimentos de crochê, mas, se você é sabedora desta arte, maravilha! Aprenda o ponto segredo e fará quantos lenços puder!


Lenço Triângulo


Material:


Tesoura
régua (60cm)
linha comum
linha de crochê
linha de pesca (sem ser de nylon)
alfinetes
agulha fina
agulha com abertura mais larga
tecido do tipo chiffon, crepe, seda, viscose 
papel e caneta para molde
Miçangas
moedas




1.
Risque no papel um triângulo  com 150 cm de base e 70 cm de altura e 35 cm nas laterais.


Recorte e prenda sobre o tecido com os alfinetes. Corte o tecido deixando uma sobra de 1cm.






2. 
Costure a linha de crochê nas laterais, fazendo uma espécie de barra. Envolva o 1cm de sobra na linha e costure ao redor, ficará mais grosso que o resto do tecido e oferecerá maior resistência ao bordado. 


Borde uma linha, de ponta a ponta, cruzando no meio do lenço em sentido horizontal ou acompanhando o bico do lenço. Você poderá bordar em cruz colocando uma pedrinha a cada cruzada. (Lembra do ponto cruz?)



3. 
Agora utilizando a linha de pesca insira 3 miçangas e uma moeda, retorne por dentro das miçangas deixando a moeda de penduricalho. Repita sobre toda a borda do lenço, inclusive em cima, na parte que ficará ao redor da cintura.






4. 
Faça do mesmo na linha do centro, mas variando um pouco, acrescente duas miçangas a cada sequência, até completar o que seria a ponta de um triangulo e depois vá diminuindo a quantidade de miçangas. Exemplo: 3 miçangas 1 moeda, 5 miçangas 1 moeda, 7 miçangas 1 moeda, 9 miçangas 1 moeda, 7 miçangas 1 moeda, 5 miçangas 1 moeda...


Isso criará pequenos triangulos ou ondas em seu lenço. Se preferir manter as linhas retas, siga a mesma quantidade de miçangas e aumente as linhas no seu lenço!




5. 
Se desejar poderá bordar pequenas flores diretamente no tecido. Utilize a linha comum para dar um toque mais refinado no seu lenço e borde com lantejoulas, como o exemplo abaixo:



amiramor.com


Lenço Egípcio

tesoura
giz para tecido
2m de chiffon
800 paetês de 4mm ou mais, depende do seu quadril.
80 miçangas de 8mm.
linhas de costura ( linha de pescar é mais firme)
parafina
agulha
Máquina de costura se você não quiser arrematar as bordas com crochê.



1. Tire as medidas do seu quadril, começando de um ossinho ao outro (ilíacos) e deixe mais uns cm extra para a parte que será amarrada. Por exemplo eu tenho 92 cm de quadril acrescento mais 20 ou 30cm extra para amarração. Se você não quiser arrematar as bordas com crochê, então arremate com a máquina de costura.





2. Risque com o giz os desenhos que quiser para dar movimento às suas franjas, geralmente desenha-se ondas ou zigzags, mas não há uma regra estabelecida.




3. Agora comece o crochê sobre os desenhos no tecido, o processo é como fazer bicos em guardanapo.



4. Por fim retorne seguindo com o ponto segredo ou outro de sua preferência que facilite fazer bicos, nesses bicos coloque duas miçangas, um paetê, finalize com a miçanga e retorne pelos orifícios das miçangas já colocadas.
 

 


 
 
Lenço de crochê
 
Tanto o lenço de crochê completo como o que tem triangulos de crochê finalizados com moedas, seguem o mesmo princípio. Você terá que fazer o ponto segredo colocando 2 ou três miçangas ou bolinhas no meio do ponto.
 
Existem os tradicionais feitos com canutilhos e sem moedas, o arremate acontece como se fizesse uma flor no final.
 
 
Material
 
Linha de crochê
tesoura
agulha de crochê
Um pacote de miçanga ou canutilhos (1kg)
moedas (opcional)
2m chiffon (opcional)


 
1.  Se sua opção for o lenço completo de crochê, então comece a primeira carreira, como mostra o desenho. Faça ao longo de todo seu quadril.
 
2. Agora, siga com o ponto segredo e coloque duas ou três miçangas ou canutilhos a casa casinha que formar. A idéia é seguir um triangulo de base.
 
 
 
 
3. Em seguida, fazer triangulos menores ao longo do triangulo maior.
 
 
 
 
 
4. Para finalizar você pode acrescentar uma moeda ou um paetê e seguir o mesmo procedimento de arremate dos outros lenços, ou fazer como um pingente, coloque de 6 a 7 canutilhos e retorne ao ponto do pingente, repita novamente até ter feito uma florzinha.
 
 

 

12 comentários:

  1. Esse é o tipo de post ,que eu costumo chamar "post de utilidade pública"!
    Muito bom,tão bem explicadinho!
    Vou falar para as meninas virem aqui dar uma olhada!
    Grande beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, ele não so fala como demonstra o resultado depois. Obrigada por compartilhar essas dicas. bjuss

    ResponderExcluir
  3. ISIS ADORO SEU BLOG TEM TUDO QUE PRECISAMOS.AGRADEÇO AS DICAS,SÃO MUITO INTERESSANTES.SILVANA FERRER

    ResponderExcluir
  4. Isis,adorei seu blog...as dicas são ótimas!! bjusss

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas de lenço...Durante as aulas eu fico babando com os lenços lindos que as professoras usam... e agora posso fazer o meu!

    ResponderExcluir
  6. Você é ótima, passando para nós essas dicas. Como é colocado os adereços no ponto segredo?

    ResponderExcluir
  7. Você diz os canutilhos? Pois é aí é um trabalhinho demorado, cada ponto vai um canutilho, cada la''cadinha, vc insere um canutilho antes...confesso que é trabalhoso...boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar conosco essas dicas de como produzir o meu proprio lenço e o meu top.São dicas raras que guardarei com muito carinho.Sucesso e td de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por compartilhar conosco essas dicas de como produzir o meu proprio lenço e o meu top.São dicas raras que guardarei com muito carinho.Sucesso e td de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  10. amei seu blog muito instrutivo principalmente para mim que amo essa dança e td que a envolve!!!!!!!!!!!
    mioto sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  11. Olá Isis, amei o seu blog, acompanho os seus videos pelo Youtube, mas gostaria de instruções mais detalhadas. As inscrições para suas aulas online ainda estão abertas? Como faço para me inscrever?
    Aguardo ansiosamente por resposta. Bjs. Raíssa, Bahia.

    ResponderExcluir
  12. Onde consigo comprar moedas? Procurei em inúmeros lugares, ninguém sabia nem o que era.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...