Dança do Ventre para Grávidas- parte 01

0
 Dance of  the womb - Dança e espiritualidade na gestação
 Recebi um e-mail com questões sobre um curso de Dança do Ventre para Grávidas, segue algumas informações importantes para quem deseja receber essa benção da vida de foma especial e para quem é profissional de danca e atua nesta área. 
Primeiro, começar a associar: dança, nascimento e espiritualidade como três temas relacionados durante o processo.


 A bailarina palestina Maha tem um trabalho interessante a respeito e pode ser conhecido através do DVD Dance of the Womb e do livro Belly Dance for Birth.




Maha - DVD

  A prática da Dança do Ventre como técnica é importante durante a gravidez porque aumenta o controle dos músculos abdominais e pélvicos, aliviando as dores (nas costas por exemplo), e controlando a incontinência urinária.

 O controle dos músculos pélvicos e abdominais é necessário pois também evita a flacidez pós parto.

    "O que me ajudou bastante durante o parto foram as ondulações contrárias. Eu não conseguia sentir meus músculos inferiores na hora de contrair e empurrar meu bebê para fora de mim. Eu sentia apenas a parte superior do abdomem. Comecei a executar ondulação contrária, movimentando minha musculatura pélvica embora não a sentisse. Meu bebê nasceu em 20 minutos, para a emoção do meu médico. Foi uma coicidência, eu fiz ondulação contrária toda a minha gravidez, mas não tinha idéia que poderia ser tão útil."








  Se você já pratica a Dança do Ventre ou outra atividade física, não haverá problemas maiores, mas se é a primeira vez que irá praticar, respeite seus limites. 

   Se você é professora e fará o acompanhamento de um grupo de mamães, atente-se para alguns detalhes importantes:
  
Deixe à disposição água, frutas, castanhas ou algum petisco saudável para ninguém ter uma crise hipoglicêmica.

Não permita que a temperatura do corpo suba muito. Evite lugares muito quentes para as aulas.

Monitore a frequência cardíaca de suas alunas, não deve passar de 140 batimentos por minuto.

Se alguém reclamar de dor, pare, não estimule a continuar. Cada mulher conhece seu corpo melhor do que ninguém, os limites devem ser respeitados.

Cuidado com a elasticidade dos ligamentos. Algumas mulheres se sentem mais flexíveis (articulação dos quadris) quando grávidas e acabam exagerando, portanto, explique sobre o risco de lesões.

Evite algumas danças folcloricas como Dabke, que contenham pulinhos e  outros movimentos de impacto. 

Evite twist e outras torções agressivas.

Limite os exercícios mais puxados no máximo até 15 minutos e evite-os todas aulas. Procure alternar aula sim, aula não.

Intensifique movimentos com braços (véus, bastões, taças), quanto mais tonificada a região de biceps e triceps melhor. As mamães necesitarão de bastante força e resistência para segurar seus bebês por tempo indeterminado.

Acompanhe essa sequencia de posts, pois há muito mais informações e histórias belas histórias que poderão ilustrar e auxiliar você a preparar um curso especial para grávidas.


links para pesquisa:



0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...