Ondulações da pélvis como exercícios perineais - saúde feminina

1
A incontinência urinária, a falta de prazer sexual e outros probleminhas que atormentam a vida silenciosa de muitas mulheres, independente da idade estão relacionados à flacidez da musculatura do períneo.

 
 
 
O que é e onde está essa musculatura? A MAP (musculatura do assoalho pélvico) está situada desde a sínfise púbica (ossinho um pouco acima do clitóris) até o cóccix (final da coluna vertebral perto no ânus), é igual a uma cama de tramas elásticas  responsáveis pela sustentação dos orgãos pélvicos, também a MAP é responsável pela sensação de pressão sentida no ato sexual e na penetração, tanto pela mulher como pelo seu parceiro, sendo portanto, muito importante na sensação de prazer. 
 
A MAP cuida de controlar o fluxo de fezes e gases pois atua juntamente com o esfíncter (musculatura do ânus). Existe  um nervo que atua em  todos os músculos do assoalho, por isso, não há como contrair separadamente o ânus ou a vagina.
Quando a flacidez atinge essa região, os órgãos internos podem pender um pouquinho e causar uma sobrecarga, lesionando bexiga, ovários e útero, portanto, cuide-se!

Faça um teste: quando estiver no banheiro, urinando, contraia abruptamente e veja se consegue estancar imediatamente o xixi, se sim, ótimo, os exercícios serão apenas para a sua prevenção, mas se ao contrair o xixi não estancar imediatamente, atenção! Sua musculatura pode estar enfraquecendo aos poucos.

Exercícios de ondulação camelo executados no chão:
O exercícios postados anteriormente são um excelente método de tonificação da MAP, atente-se em faze-los mais lentamente e ao inspirar e contrair aperte a vagina e o ânus  mantenha, contando até 3 e relaxe espirando. No vídeo você poderá ver que a mesma ondulação é repetida diversas vezes e em diferentes posturas. São 10 minutos diários que poderão significar muito para a sua felicidade.

Os exercícios objetivam uma reeducação postural, uma vez que a pelve deve estar estabilizada, sustentando as vísceras abdominais de forma que os orgãos internos funcionem normalmente e sem sobrecarga.


 

Um comentário:

  1. Realmente não é uma assunto fácil de se conversar (até mesmo com uma amiga) e as informações são muito úteis.
    ótima matéria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...